domingo, 3 de março de 2013

O caminho inverso


Nasci em São Paulo, a sexta cidade mais populosa do mundo. Não preciso dizer que cresci em meio a muitos prédios, concreto e poluição. Também não faltaram oportunidades de desfrutar de shopping, cinema, parque de diversões, video-game. Deixei a capital paulista há exatamente 15 anos, mudando para outra capital, ou seja, não mudou muita coisa. O engraçado é que mesmo com tantas opções, o que sempre me seduziu não se encontrava na cidade, e sim no interior.

Ao contrário de boa parte das crianças que crescem na zona urbana, eu sempre gostei de interior. Nada do que encontramos nas grandes cidades me seduzia mais do que um campinho de terra, um rio e um bom espaço para andar de bicicleta. As viagens de férias eram sempre o máximo, até mesmo porque podia brincar na rua quando não estava de castigo praticamente o dia inteiro, sem preocupação com violência ou más companhias.

Na última década, acabei “morando” por aproximadamente três anos fora da capital. Porém, acredito que o meu interesse pelo interior se intensificou na época da faculdade, quando viajava vez ou outra, para participar de atividades de campo. E foi justamente nesse período “fora”, que tive a oportunidade de conhecer lugares novos, bem como pessoas especiais. Não tenho dúvidas que as viagens que fiz ao longo da vida e a “escolha” pela Biologia, me possibilitaram "enxergar" a admiração pela natureza que sempre deve ter me acompanhado. 

E foi dessa forma, que o menino que nasceu na cidade grande passou a idealizar o momento de ir para o interior apenas com a passagem de ida. Afinal, se a natureza, o silêncio e a simplicidade já me atraiam quando não conhecia muita coisa além do meu quintal, imagine agora, que entendi que "preciso" muito mais da calmaria do interior do que da correria da cidade grande.

"Eu vou, vou voltar pro meu sertão
Pois aqui não fico, não!
Quero mais que água pra viver"
[Doutor - Cidade Negra]

2 comentários:

  1. Sou de uma capital Porto Alegre. Morei 3 anos em São Paulo, sem parâmetros. Não há cidade igual no Brasil. Em Sampa, a gente vai do céu ao inferno em segundos, mas a cidade tem seu valor. Gastronomia e entretenimento não há igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio,

      Gosto muito de São Paulo. Por sinal, inúmeras vezes pensei em voltar a mora lá. Na verdade, volta e meia penso nisso, principalmente quando vou passar uns dias na cidade.

      A questão é que por inúmeras razões eu tenho me identificado cada vez mais com o interior. Todavia, a vida nos reserva muitas surpresas e "amanhã" posso voltar para SP, ir para o interior ou continuar no mesmo lugar.

      Obrigado pela visita!

      Excluir

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...