segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Eu ainda acredito na Educação


Claro que a figura acima é uma brincadeira! Como professor, tento "levar" algumas situações com bom humor, caso contrário iria chorar a todo momento. A realidade da Educação em nosso país é triste! E o pior é que são muitos os problemas e poucas as pessoas dispostas (não que seja fácil) a "encontrar" soluções.

O professor que durante muito tempo foi "admirado", hoje em dia é geralmente desrespeitado pelos governantes, alunos e até mesmo pais. Dia atrás uma professora foi agredida em sala de aula (Santos, SP), quando o aluno se irritou após receber nota baixa. Eu que no meu tempo falasse alto com um professor, "certamente" não estaria aqui para fazer esse post. Mas a verdade, é que casos como esse são "comuns", além de muitas vezes ignorados pelas autoridades.

Eu ainda acredito na Educação
Por sempre ver minha mãe correndo de um lado para outro, ganhando (muito) pouco e se dedicando para fazer um trabalho decente nas escolas (Ensino Infantil) em que lecionava, jurava que nunca seria professor. Alguns anos depois "queimei" a língua e me formei em Licenciatura em Ciências Biológicas. Hoje, entro em sala de aula com um prazer (que desconheço a origem) imenso de lecionar.

Entretanto, mesmo acreditando que a Educação é um dos alicerces para reestruturarmos a sociedade, sei que a realidade é dura e precisamos "mais" de ações do que de sonhos! Temos ótimos professores, profissionais que realmente amam o que fazem, e que muitas vezes se desanimaram com a forma como as coisas são conduzidas e não com a profissão. Espero que um dia (em um futuro não tão longínquo), possamos de fato comemorar um Feliz Dia dos Professores.

"A Educação sozinha não faz grande mudanças,
mas nenhuma grande mudança se faz sem Educação"
                                                                                   (Bernardo Toro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que pensa a respeito disso? Verbalize! Lembrando sempre de respeitar a opinião alheia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...